O que é moda para você?

O título desse artigo resgata a pergunta que motivou a criação do meu primeiro blog de moda, hoje já extinto*. O mesmo questionamento sondou o meu Trabalho de Conclusão...
01

O título desse artigo resgata a pergunta que motivou a criação do meu primeiro blog de moda, hoje já extinto*. O mesmo questionamento sondou o meu Trabalho de Conclusão de Curso.

Obtive uma infinidade de respostas ao longo da pesquisa que já soma uma década. E todas elas me deixaram uma certeza: eu não era a única confusa.

A apropriação do termo pela indústria indumentária cria muitas limitações no nosso conceito. Seria a moda as roupas da novela? As criações de passarela?

Felizmente, não.

De uma maneira geral, a expressão “moda” pode se referir a qualquer coisa capaz de marcar um período: uma expressão, uma cor, uma modelagem, um corte de cabelo.

A moda é movida pela mudança constante e reflete características sociais, econômicas e culturais da sociedade em um determinado período.

A grande confusão surge quando, na pressa da Era da Informação as tendências se transformaram em moda; e a velocidade fez dela, modismo.

 

2

 

Então, ficam aqui alguns lembretes:

– Enquanto as tendências apontam possibilidades de expressão reveladas por pesquisas de comportamento, a moda se resume àquelas que já vingaram.

– Aquilo que todo mundo começa a fazer – ou usar – de uma hora para a outra e na mesma velocidade se torna ultrapassado não é moda. É modismo – e logo será esquecido.

 

3

 

No meio de tanta dúvida, eu finalmente confirmei o que já intuía: moda é comunicação.

E, para decifrar a imagem que fala sem pronunciar uma só palavra é preciso saber o significado de cada escolha.

Nos nossos próximos encontros te convido a ler as entrelinhas – moda, tendências ou modismos – do discurso de cada tribo que define, através do estilo, o seu próprio linguajar.

 

Até breve!

 

*“Jornalista na Passarela”, criado em uma disciplina da faculdade, em meados de 2006.

 

Fotos: Pixabay

Categorias
Moda

Relacionado

  • capa

    Rosa Millennial, a cor do momento!

    Esqueça o rosa vibrante que conhecemos, a cor do momento é o Rosa Millennial, um tom bem mais claro e lindo que está invadindo o mundo da moda ,...
  • 06

    A MODA (NO ou DO) HIP HOP?

      “Se deus me deu caneta, eu devolvi poesia. Passei a decorar todos os rap que eu ouvia. E um dia, comprei uma corrente que tinha cor de prata....
  • 41561

    O contra-feitiço punk

    Até muito recentemente, se alguém me perguntasse quem são os punks, eu me limitaria a assim defini-los: moicanos, alfinetes e violência. Nenhuma dessas palavras explica o que é o...
  • capa

    Tendência: Militar

    Cores terrosas,verde militar e estampa camuflada sãos as principais tendências do Militarismo este ano.  O verde militar, que já é bastante conhecido, aparece principalmente em casacos e jaquetas, assim...