Obesidade e Baixa imunidade

Por Fernanda Carvalho
o-que-e-obesidade

Algumas doenças e situações propiciam um ambiente favorável a microrganismos ( bactéria e vírus), como a obesidade, desnutrição, diabetes, anemia, tabagismo, alcoolismo, etc. Todas as pessoas são passíveis de estar em contato com esses patógenos no dia a dia, mas o que determina se irão ficar doente ou não? A sua imunidade.

Doenças como a obesidade por exemplo, podem causar um desequilíbrio hormonal devido uma alimentação irregular pobre em vitaminas e minerais, excesso de carboidrato, inflamação devido tecido de gordura em excesso e o  desequilíbrio da flora intestinal.  O sedentarismo contribui para a manutenção inadequada das células de defesa e juntando a esses fatores o stress diário, cria-se um ambiente propício principalmente em épocas de mais infecções de vias aéreas.

Todos esses fatores são possíveis de se regular com acompanhamento adequado. A melhora da imunidade é feita o ano todo e não somente em períodos específicos, é necessário regular antes que a doença ataque. Em períodos de maior risco de infecção como o inverno (ambientes fechados e frio intenso) é possível intensificar um pouco mais do trabalho feito antecipadamente, utilizando suplementos fitoterápicos e polivitamínicos. A Echinacea, a Arnica, a Curcumina e mix de lactobacilos estão entre os suplementos que quando bem indicados e empregados, possuem resultados satisfatórios na prevenção e na cura. A atividade física também propicia uma boa imunidade, porém, se existe risco de overtraining, aumenta-se a susceptibilidade às infecções.

Tudo se controla com o equilíbrio hormonal e alimentar pois na maioria das vezes não é possível atingir os objetivos sozinho, cada pessoa é um caso diferente e não podemos generalizar as situações. Procure um profissional devidamente habilitado para se alcançar a longevidade.

Categorias
Saúde

Relacionado