TAXA METABÓLICA BASAL E EMAGRECIMENTO

Por Bernardo Maia.
medida-barriga-620x330

Você já ouviu falar em taxa metabólica basal (TMB)? De uma forma mais direta, ela representa a quantidade mínima de energia que o corpo precisa para manter as funções vitais em funcionamento, estando em repouso absoluto. Simplificando ainda mais, a taxa metabólica basal é a velocidade com que seu corpo queima calorias em descanso e compõe a maior parte do seu gasto energético total. Por isso, está diretamente ligada ao emagrecimento.
Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, altura, peso, idade e massa muscular. Quando fazemos exercícios que aumentem nossa massa magra e faça nosso metabolismo funcionar mais rápido fora da academia alcançamos os resultados mais rapidamente. Lembrem-se: você ficar poucas horas na academia e o restante praticamente parado, ou seja, é mais importante quanto queimamos de calorias parado e não treinando. Por isso, não pense o quanto tempo fica na academia, mas realmente o quanto seu corpo está tendo de esforço naquele momento, para que isso seja suficiente para nas próximas horas aumentar sua queima calórica. Costumo falar que se você para o seu treino por vontade própria não é o ideal, pois sua musculatura conseguiria ir mais, mas você interrompeu. Mas se o treino acabar porque chegou no limite, com certeza isso fará sua TMB subir.

Isso favorece não só o seu emagrecimento mas a manutenção, pois em uma refeição errada de final de semana por exemplo, é mais fácil recuperar o peso quem gasta mais energia e quem tem mais muscular.
Mas, como manter a taxa elevada? Treinos intensos e com peso, focados no aumento da massa muscular, por exemplo, mantêm o metabolismo ativo e o gasto calórico elevado para síntese de proteínas. Esse é o motivo que homens emagrecem mais rápido, por exemplo.

Emagrecer significa queimar calorias, gastar a reserva de energia e isso se faz com esse processo descrito acima. Já a dieta serve para nutrir o corpo e não repor o que foi gasto em gordura. Os processos são oposto e se completam. Se você comer um prato de alface, irá queimar calorias ou isso não vira gordura? Pense nisso.

Categorias
Saúde

Graduado em Nutrição e Dietética Especialista em Fisiologia, Bioquímica, Treinamento e Nutrição Desportiva - UNICAMP - LABEX Pós Graduado em Nutrição Ortomolecular e Nutrigenômica - FAPES Formado em Professional & Personal Coach pela SBC (Sociedade Brasileira de Coach)

Relacionado