Vitamina D

Conheça um pouco mais dessa vitamina tão importante pra nossa saúde!
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A vitamina D, também chamada de vitamina do Sol ou Hormônio D exerce a função de equilíbrio do organismo e sua falta acarretaria problemas de saúde, principalmente no metabolismo ósseo.

A função hormonal da vitamina D é a sua fase final, na forma ativa: o CALCITRIOL.  Essa forma ativa está diretamente envolvida no metabolismo do cálcio e fósforo e sua deficiência causaria osteopenia/osteoporose.  Porém, foi visto que a maioria de nossas células possuem receptores para a vitamina D: células do pâncreas, células cardíacas, vasos sanguíneos, células de defesa do organismo, células da mama, da próstata , adipócitos (células de gordura), então a deficiência ou a insuficiência da vitamina poderia causar sintomas que estejam relacionados: déficit de cálcio nos ossos (já que com a vitamina D baixa há absorção de  somente 30% do cálcio ingerido), dores,  sintomas depressivos, aumento da glicemia (açúcar no sangue), alteração da pressão arterial, obesidade, crescimento de células malignas, baixa imunidade etc. Então podemos concluir que níveis adequados da vitamina D melhorariam não só a calcificação correta dos ossos.

O Sol é importante para uma das fases da ativação da vitamina D, já que os raios UVB ativam a primeira fase que ocorre na pele.  Após essa fase existe uma segunda no fígado e outra no rim. Que fique claro a importância da exposição moderada ao sol e NÃO a super exposição ou bronzeamento. Hoje já existe a possibilidade de suplementação para correção de deficiência ou insuficiência e para prevenção, pois sabemos que nem todos conseguem tomar sol porque muitas vezes trabalhamos o dia todo dentro de escritórios, em lugares fechados e o solzinho que atravessa o vidro não adiantaria pois não passam os raios UVB.  Além disso, sabemos também que a camada de ozônio está mais fina e a poluição também altera a qualidade da exposição solar, além de algumas indicações especiais médicas, como gestantes, portadores de doenças auto imunes, obesos e crianças.

E claro, é importante recordar que existem também as fontes alimentares de vitamina D como o salmão, atum, sardinha, gema de ovo, fígado, cogumelos, laticínios (para quem não tem intolerâncias). Recomendo sempre a procura de um médico para a correta suplementação e também um nutricionista para a adequada ingestão de vitamina D e cálcio na dieta.

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Saúde

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