Desde o início da pandemia do Novo Coronavírus, decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura deu início a mudanças dentro de sua agenda de eventos, criando novas oportunidades e adaptando projetos tradicionais como o Maio Musical, a Mostra de Artes Cênicas, e diversos festivais de música que abrem suas inscrições nos próximos dias, assim como outras ações como o Pocket Cultural, Passeio Virtual e Vitrine de Artesãos, todos realizados de forma online.
Agora, a Secretaria se prepara para lançar, na próxima quarta-feira, 22 de julho, no site da Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/
A referida lei destaca que a União entregará o valor de R$ 3 bilhões para distribuição em todo território nacional, no exercício de 2020, e aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural. A previsão de auxilio será para trabalhadores do setor cultural e também custeio de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisições de bens e serviços ao setor cultural.
Assim que o recurso for liberado, os municípios terão 60 dias para colocar seu plano de ação em prática. “Esse Cadastro que abriremos no dia 22 de julho irá mapear os artistas e profissionais de cultura e espaços Artísticos e Culturais de Indaiatuba”, explica a secretária de Cultura, Tânia Castanho. “Assim, quando o recurso chegar efetivamente aos cofres do município e do Estado de São Paulo, e apoiados nas regras a serem estabelecidas em uma série de debates que ainda acontece, então teremos um plano de ação definido para a classe artística local dentro do prazo estabelecido”. Tânia também enfatiza que existem requisitos para serem atendidos pelos proponentes. Por isso, alerta para que todos os interessados acompanhem as divulgações oficiais.
A equipe da Secretaria Municipal de Cultura analisa a Lei Aldir Blanc desde a sua aprovação e participa frequentemente de debates no Conselho da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), da reunião dos Fóruns dos Estados e Municípios e Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o Ministério do Turismo (MTur) sobre a Regulamentação Federal da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.
A Secretaria de Cultura acompanha ainda outras ações. “Vale lembrar também aos artistas do município que é importante acompanhar as possibilidades oferecidas pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo”, avisa Tânia. Entre as ações, os editais do ProAc já estão disponíveis e podem ser conferidos em www.proac.sp.gov.br/proac-
“Trabalhamos diariamente para buscar o melhor para a classe artística neste momento em que a pandemia criou dificuldades para todos”, ressalta Tânia. “No entanto, vale lembrar, ainda aguardamos a liberação do recurso e da regulamentação da Lei Aldir Blanc para colocarmos tudo em prática o mais rápido possível”.
Para mais informações:
LEI Nº 14.017, DE 29 DE JUNHO DE 2020
www.in.gov.br/en/web/dou/-/
Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020 www.planalto.gov.br/ccivil_03/
Nota Técnica nº 44/2020 - Primeiras Orientações aos Gestores Municipais de Cultura
www.cnm.org.br/cms/biblioteca/
Governo de São Paulo anuncia investimento recorde
http://www.cultura.sp.gov.br/